top of page

Artigos Científicos

O que SÃO?

Artigo científico é uma pesquisa científica publicada em uma revista especializada sobre o seu assunto. O objetivo de um artigo científico é divulgar de forma clara e precisa os resultados de uma investigação realizada sobre uma área especifica do conhecimento. Os artigos científicos geralmente são desenvolvidos em um projeto de iniciação científica, nos quais um professor tutor auxilia no projeto e nas práticas a serem executadas quando elas forem necessárias.

Vale ressaltar que embora se acredite por parte dos estudantes que apenas se possa escrever artigos de matérias que já foram cursadas pelos mesmos, há  a possibilidade de se desenvolver artigos de matérias que não foram cursadas ainda, porém obviamente o estudante deverá buscar conhecimento sobre o assunto para desenvolver o projeto, então você estudante não se sinta preso a um professor do P1 ou P2 para desenvolver seu projeto e escrever um artigo. Assim, os estudantes podem entrar em contato com professores de períodos posteriores para tentar ganhar a tutoria deles para um projeto de iniciação científica e publicar um artigo científico, mas há atitudes que são bem vistas pelos professores que auxiliam e facilitam os estudantes a ganharem a tutoria deles. Dentre essas atitudes estão a busca ativa do estudante pela tutoria do professor, a leitura das publicações do professor de interesse e mostrar a ele que você as leu e as valoriza, além disso, demonstrar um conhecimento e interesse maior sobre a área de pesquisa do professor também auxilia.

 

IMPORTANTE: Não espere pela abertura de processos de iniciação científica, pois a maioria delas já foram acordadas entre professores e alunos que os buscaram antes da abertura desses processos, então se agilize para buscar o seu tutor e não dependa dos processos de IC que serão cadastrados no SIGAA.

POR QUE PUBLICAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

A publicação de artigos científicos, principalmente em revistas renomadas, é um grande acréscimo ao currículo e pode lhe ajudar na revisão de currículo nas provas de residência, principalmente se esse artigo abordar a especialidade escolhida, e pode auxiliar nos concursos públicos de emprego ou outras pós-graduações.

TIPOS DE ARTIGO CIENTÍFICO

Há vários tipos de artigos científicos, dentre os mais comuns estão:

  • Revisão bibliográfica:

    • É a revisão das pesquisas e das discussões de outros autores sobre o tema que será abordado em seu trabalho. Ou seja: é a contribuição das teorias de outros autores para a sua pesquisa. É um dos tipos de artigo bastante comuns. Ele é muito  procurado por pessoas que precisam compreender um determinado problema ou pesquisar sobre algum tema. Por apresentar uma visão crítica de diversos autores, ele pode ser útil para organizar uma revisão da literatura, selecionar fontes ou até mesmo rever sua opinião sobre um autor.​

  • Estudo de caso:

    • O estudo de caso é um tipo de pesquisa que resulta em um artigo bem diferente da revisão bibliográfica. Os objetivos da pesquisa são outros: procura-se analisar um problema específico, geralmente para atender uma demanda social. Ele investiga um fenômeno contemporâneo partindo do seu contexto real, utilizando de múltiplas fontes de evidências. É um tipo de pesquisa bem delimitado e que faz uso da literatura apenas como respaldo para a análise que será feita. Para bem realizado é preciso examinar o “problema” a ser investigado de múltiplos ângulos e esse é o papel da literatura. Trata-se de um estudo empírico e não cabe o envolvimento direto do pesquisador com o tema.

  • Revisão Bibliométrica:

    • A revisão bibliométrica, atualmente, é uma metodologia muito utilizada. Ela permite fazer um artigo científico no qual demostre o que está acontecendo em uma determinada área, destacando tudo a partir de dados muito específicos. A dinâmica da bibliometria propõe um estudo quantitativo e socialmente aplicado sobre o registro do conhecimento humano. Ao investigar fontes científicas de forma quantitativa, pesquisadores desejam saber primariamente como se dá a produção, publicação, consulta e replicação da informação em suas áreas de atuação científica. Além de analisar o “quanto” se produz, os estudos bibliométricos podem ser utilizados para investigar “o que” se produz, ou seja, agem como bússolas temáticas para os pesquisadores. Essas apontam, por exemplo, a coerência entre propostas previamente estabelecidas e suas efetivas ações para a produção científica. Há, em geral, nesse tipo de projeto uma perspectiva estatística, de análise de dados. Nesse sentido, a revisão bibliométrica difere da revisão bibliográfica por ter um teor quantitativo.

  • Pesquisa Ação:

    • É um tipo de pesquisa no qual se determina também um recorte, um “caso”, mas o pesquisador acaba sendo o agente participativo, ele interage de acordo com seus estudos para interferir de algum modo para a transformação do “problema”. Por exemplo, um teste de um medicamento para uma doença determinada. A organização da estrutura de seu artigo também será totalmente diferente de acordo com os objetivos específicos da pesquisa ação. Você precisará deixar clara a sua escolha, o problema a ser estudado e como será feita a ação em si. Em seu artigo será preciso demostrar como você fez todo o processo, como você aplicou e quais foram os resultados. A literatura, nesse tipo de trabalho, servirá de suporte para a aplicação em si.

  • Survey: 

    • A pesquisa survey é uma investigação quantitativa, que possui objetivos bastante específicos. Ela pode ser definida como uma maneira de coletar dados e informações a partir de características e opiniões de diferentes grupos em um recorte de tempo. São aquelas pesquisas aplicadas para entender o que está acontecendo dentro de um determinado foco com uma determinada população. Para a realização da pesquisa survey, é preciso organizar questões de variados tipos: questões de pesquisa aberta, fechada, com abordagem quantitativa ou qualitativa. Os tipos e a quantidade de questões vão variar de acordo com o objetivo e a envergadura da pesquisa. A diferença entre a survey e o censo é que a survey examina uma amostra da população, enquanto o censo geralmente implica uma enumeração da população toda. Então, a diferença está na delimitação do que será estudado.

Revistas Científicas

As revistas científicas são os meios de publicação mais comuns de artigos científicos. Há revistas de maior relevância no âmbito de sua pesquisa do que outras, porém publicar artigos em revistas de maior relevância é uma tarefa difícil, pois o artigo necessita ter um tema relevante, ser bem escrito e principalmente ser inovador. Entretanto, vale ressaltar que dependendo do seu tutor e sua relação com revistas de maior relevância, a tutoria deste professor e sua influência no âmbito científico auxiliam o estudante a publicar seu artigo em revistas mais renomadas. Dentre as revistas científicas médicas mais renomadas estão:]

  • The Lancet

  • Science

  • The New England Journal of Medicine

  • Scientific American

  • Ciência e Saúde Coletiva

  • Academia Brasileira de Ciências

  • Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

  • Genetics and Molecular Research

  • A Cancer Journal for Clinicians

  • Nature Reviews

  • Cell

  • Revista Brasileira de Ciências Médicas e da Saúde

  • American Journal of Infection Control

  • American Heart Journal

  • Brazilian Journal of Medical and Biological Research

Referências

Entenda o funcionamento da prova de títulos nos concursos. JusBrasil, 2008.  Disponível em: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/118580/entenda-o-funcionamento-da-prova-de-titulos-nos-concursos  Acesso em: 05 de dez. de 2021.

Conheça 17 revistas médicas para sua atualização e pesquisa. Revista Med. Disponível em: https://www.revisamed.com.br/residencia-medica/conheca-17-melhores-revistas-medico-cientificas/  Acesso em: 05 de dez. de 2021.

Artigo científico. Wikipédia, 2021. Disponível em:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Artigo_cient%C3%ADfico  Acesso em: 05 de dez. de 2021.

Tipos de Artigos Científico. Núcleo do Conhecimento. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/blog/videos/tipos-de-artigos-cientificos-quais-existem  Acesso em: 05 de dez. de 2021.

2022, Aracaju-SE

© 2018 CAMED-UFS. Página oficial do Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Federal de Sergipe - Campus Aracaju-SE. Todos os direitos reservados. 

  • w-facebook
  • Instagram - White Circle
bottom of page