top of page

Iniciação Científica

O que é?

Também chamada de IC, é um programa com duração de um ano que oferta aos alunos da graduação a oportunidade de terem seu primeiro contato com a área de pesquisa acadêmica, como o próprio nome já diz, com o auxílio de um orientador por meio de um projeto pesquisa, o qual geralmente é um professor de sua faculdade.

Um adendo, sempre lembrem de tomar cuidado na hora de buscar os orientadores, vale a pena sempre perguntar para outras pessoas que já tiveram iniciação cientifica com o orientador em questão para saber como são os métodos dele. As vezes o que era para ser uma oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal, pode virar uma provação diária da sua sanidade.

Como Funciona?

O principal meio de ingressão numa iniciação cientifica da nossa universidade é por meio do PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica), o qual abre edital uma vez por ano para que professores possam cadastrar seus projetos, e assim estudantes possam se cadastrar nesses projetos seja como voluntários ou remunerados, processo esse que é feito majoritariamente pelo SIGAA

Vale lembrar que você não precisa necessariamente ter nenhum conhecimento prévio em pesquisa acadêmica para participar de uma iniciação científica, os orientadores sabem que a grande maioria dos participantes de uma iniciação científica nunca tiveram contato com pesquisa acadêmica, e se tiveram foi pouco, então eles não esperam que um pesquisador nato vá participar da IC, mas sim que a grande maioria dos participantes serão alunos que são em sua maioria folhas em branco quando o assunto é pesquisa acadêmica, por isso que é tão importante escolher bem o orientador.

Quais as oportunidades de bolsa?

Existem 2 tipos de bolsas ofertadas, a bolsa CNPq e a bolsa Permanência UFS (PNAES), essa apenas ofertada para os estudantes que apresentam, obrigatoriamente, vulnerabilidade socioeconômica, processo esse que é feito também pelo SIGAA.

quais seriam as minhas obrigações?

  • Participar do curso Pré-PIBIC disponibilizado no Ambiente Virtual (EAD), na plataforma do CESAD.

  • Produzir dois relatórios com detalhes sobre as atividades realizadas, um após 6 meses, e outro no fim do projeto após 1 ano.

 

Entre outras particularidades que podem variar de orientador a orientador, a exemplo de ter uma frequência nas reuniões.

Um projeto de iniciação cientifica é a única oportunidade de participar de um grupo de pesquisa?

Não! A iniciação cientifica é servir de ponte entre professores que buscam alunos interessados em contribuir com suas pesquisas, e alunos com interesse em dar esse pontapé no mundo da pesquisa acadêmica, mas isso não é a única forma de conseguir participar de um grupo de pesquisa.

Sabe aquele professor seu que tem algum projeto de pesquisa de seu interesse?

 

Então pergunta a ele se você pode acompanhar o projeto como voluntario, o pior que você pode receber é um não.

Fazer isso facilita e muito uma futura inserção num projeto de iniciação cientifica desse orientador, tanto por ter uma maior proximidade com o orientador, como por já ter uma experiencia própria pesquisa dele

2022, Aracaju-SE

© 2018 CAMED-UFS. Página oficial do Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Federal de Sergipe - Campus Aracaju-SE. Todos os direitos reservados. 

  • w-facebook
  • Instagram - White Circle
bottom of page